Asma Brônquica
A asma é caracterizada por espasmos dos brônquios que impede o livre fluxo de ar nos pulmões. Ocorre mais no inverno ou em resposta a exposição ao frio, mudança de altitude, temperatura, umidade ou alergia.
Todos os tipos de asma são tratados com alimentos de natureza neutra, morna e fresca. Evitam-se os alimentos que esquentam e os que esfriam o corpo. Nada de gelo, nada de sopa muito quente, nada de pimenta e nada de muito melão ou melancia.
Alimentos Indicados:
Aveia, germe de trigo, trigo integral, arroz integral, milho, farinha de milho, triguilho, canjica, feijão azuki, tofu, feijão-branco, misso, nozes, castanhas, amendoins, salsa, cebolinha (com raiz), coentro, hortelã, gengibre, raiz de lótus, rã, galinha caipira, peixe fresco.
O milho não deve ser em conserva. Verduras e legumes devem ser sempre cozidos, refogados ou a vapor. Raízes deverão estar presentes em todas as refeições.
Alimentos a Evitar:
Saladas cruas (em excesso), leite, iogurte, queijos, maionese, sorvetes, líquidos gelados, enlatados, carne de porco, lingüiça, salsicha e excesso de carne bovina.
Conselhos úteis:
Natação é indicada como profilática.
Trabalhos de consciência corporal desempenham importante papel coadjuvante no tratamento do paciente asmático.
Evitar exposição ao vento e mudanças bruscas de temperatura sem roupa adequada. Proteger-se do vento e do frio.
Manter limpa a casa, principalmente o quarto, e debaixo da cama. Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadas.
Evitar ambientes úmidos e mofos.
Evitar situações de stress e sensibilização com a tristeza.