Pediculose (Piolhos)
Sintomas
O principal sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, sobretudo na nuca e atrás das orelhas, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Com a coçadura das lesões pode ocorrer a infecção secundária por bactérias, causando o surgimento de gânglios no pescoço.
Como tratar?
O pente fino é ainda o melhor método para tratar a pediculose. Deve-se passar freqüentemente o pente fino, no mínimo uma vez ao dia. Para cabelos crespos ou ondulados, use antes um condicionador. Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco nos ombros, evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Os piolhos e lêndeas que caírem no pano devem ficar submersos em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.
Todas as lêndeas devem ser retiradas seguindo-se estas etapas:
1º ) Molhar um pedaço de algodão em vinagre diluído em água na proporção de 1:1;
2º ) Selecionar 3 ou 4 fios de cabelo que estejam com lêndeas;
3º ) Com ajuda do algodão embebido em vinagre diluído, envolver os fios de cabelo (3 ou 4 no máximo) pressionando-os entre os dedos;
4º ) Puxar lentamente no sentido da base do cabelo para a ponta e com a outra mão, segurar a base do cabelo para não machucar a criança;
5º ) Trocar sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas;
Recomenda-se que sejam fervidos os objetos pessoais, tais como: pente, boné, lençol e roupas, etc. Recomenda-se ainda que os contactantes (familiares e circulo de amigos nos escolares) sejam tratados. Os pentes e escovas utilizados no processo de captação das lêndeas devem ser limpos ou descartados.
Como evitar?
Inspecionar a cabeça diariamente à procura de piolhos e lêndeas e passar assiduamente o pente fino. Não se deve compartilhar objetos pessoais, tais como: travesseiro, pente, boné, lenço de cabeça, presilha, etc.
Como o piolho pode viver até 2 dias fora da cabeça, é recomendável que se ferva as roupas das crianças, inclusive roupas de cama e banho.
A lavagem da cabeça e utilização de pente fino ajuda na retirada dos piolhos. As lêndeas devem ser retiradas uma a uma, já que os medicamentos muitas vezes não eliminam os ovos. Para facilitar a retirada das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada.
Em crianças que freqüentemente aparecem com piolhos, recomenda-se manter os cabelos curtos e examinar a cabeça em busca de parasitas, usando o pente fino sempre que chegarem da escola que é, geralmente, o principal foco de infecção. As meninas de cabelos compridos devem ir à aula com os cabelos presos. A escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminação.