Sopas
Quentes e muito saborosas, as sopas são um prato de inverno por excelência. E o que é mais importante, podem ser usadas de maneira muito eficiente por quem deseja perder aqueles quilinhos a mais. Veja como seguir a dieta das sopas e, de quebra, conheça receitas deliciosas e infalíveis.
Ao contrário do que se diz, o inverno pode ser uma excelente época para começar aquela dieta especial – apesar da tendência a extravagância gastronômicas nesse período, uma vez que o frio estimula a degustação de bons pratos .Diante do impasse – fazer dieta e se preparar para o verão ou extrapolar na comida – o tempo voa . Pensando em auxiliar você, MULHER DE HOJE, conversou com o nutrólogo João Luiz Curvo.
A solução encontrada para tirá-lo da dúvida e incentivá-la a manter a boa forma foi a dieta líquida à base de sopas. Ao mesmo tempo que prova delícias super quentinhas, pois as quentinhas, você emagrece , pelo fato de que as calorias estão diluídas. “O paciente não consegue ingerir a mesma quantidade de calorias que ingeriria na refeição sólida. Uma refeição com 200 calorias – dividida em duas colheres de arroz, 50g de frango desfiado e um prato de sobremesa de couve – deixa a pessoa com fome. No entanto, esta mesma quantidade de calorias numa sopa dá para dois ou três pratos, suficientes para uma ou até mais refeições” , explica João Luiz Curvo.
Ação laxante e diurética
Outro detalhe importante lembrando pelo médico, é o fato de a dieta líquida ser diurética e laxativa .Segundo Curvo, a água funciona como diurético ao diluir o sódio (sal presente no organismo), e é laxativa para amolecer o bolo fecal. Além disso, por haver aumento no consumo de vegetais ,seu organismo recebe menos toxinas. Com isso ,sua pele sai lucrando e o número de espinhas diminui, assim como a oleosidade.
De acordo com o nutrólogo, o uso de temperos quentes (alho, alho-poró, cebola, cheiro-verde e pimentão) são importantes porque aquecem e facilitam a circulação de líquidos no organismo. O sal usado no tempero nunca deve ser excessivo. Outro detalhe diz respeito á fonte protéica. “Nas sopas de verduras e legumes, é fundamental que se tenha uma fonte protéica (músculo, galinha ou missô – extrato protéico feito de soja e que já vem com sal). Uma colher de sobremesa de missô é suficiente para 250 ml de água.”
Quando for preparar a sopa, procure não bater os ingredientes no liquidificador, pois, segundo o médico, isso forma bolhas que produzem gases e fermentações digestivas. “Além disso, numa dieta de líquidos, é importante a presença de alguns alimentos sólidos para que haja exercício de mastigação, que também induz à sociedade”, completa Curva. Mas atenção: as sopas de entulho – aquelas com vários legumes e verduras – são gostosas, mas também, fermentam e produzem gases. Portanto, de preferencia às sopas que levem apenas um tipo de legumes ou verduras, e que não misturem batata, feijão, macarrão e arroz.
Nada de água nas refeições
Apesar de estarmos falando de dietas líquida e a água ser bastante recomendada, sua ingestão não deve ocorrer durante as refeições. A água pode causar a distensão abdominal ( aumento da barriga) não por gorduras, mas por distensão das alças intestinais. Procure ingerir líquido uma hora antes e uma hora depois das refeições.
Se tiver alguma dúvida quanto ao preparo da sopa , aí vai uma dica : refogue os temperos que for usar no óleo vegetal, acrescente a proteína animal (até 100g), jogue a água e os vegetais .Bom apetite!
Um cardápio para cada dia da semana:
Segunda – feira:
Desjejum: ao levantar, tome um copo de água. Depois, faça um suco de frutas. Evite o abacate e a banana, por serem mais calóricos. O suco é à vontade.
Merenda: chá de casca de abacaxi com canela, de maçã com canela ou qualquer outro que preferir. Evite , no entanto, chá preto e mate, por serem ricos em cafeína.
Almoço : sopa de cenoura, beterraba, chuchu e frango.
Merenda : chá à vontade.
Jantar : sopa de beterraba com couve.
Terça – feira
Desjejum : ao levantar tome um copo de água .Suco à vontade.
Merenda : chá
Almoço : sopa de abóbora com carne.
Merenda : chá.
Jantar : sopa de milho com espinafre.
Quarta -feira
Desjejum : ao levantar tome um copo de água e suco à vontade.
Merenda : chá .
Almoço : sopa de ervilha .
Merenda : chá.
Jantar : sopa de ervilha.
Quinta- feira
Desjejum : um copo de água e suco à vontade.
Merenda : chá.
Almoço : sopa de couve-flor e palmito.
Merenda : chá.
Jantar : sopa de cebola co couve.
Sexta – feira
Desjejum : um copo de água e suco à vontade.
Merenda : chá.
Almoço : sopa de cogumelo com cenoura.
Merenda : chá .
Jantar : sopa de feijão com salsa.
Sábado
Desjejum : um copo de água e suco à vontade.
Merenda : chá.
Almoço : sopa de arroz , couve e galinha.
Merenda : chá .
Jantar : sopa de inhame.
Domingo
Obs: A água , além de ajudar na limpeza de secreções respiratórias ( comuns no inverno ), tem efeitos laxativo e diurético . Os sucos são preparados com água e mais um tipo de fruta. O suco de laranja é mais calórico , por isso, é recomendado apenas uma vez por semana.