Impotência e Frigidez
Afastadas as causas orgânicas que possam impedir a ereção, o enfoque passa a ser energético, integrado à esfera psíquica. Alterações vasculares em vasos que promovem o enchimento do corpo cavernoso do pênis para que ele fique ereto podem ocorrer, mas são muito raras. Esta possibilidade é afastada quando existe ereção involuntária durante o sono ou ao despertar. A grande maioria dos insucessos sexuais no homem e na mulher se dá por insegurança, que lembra deficiência de rim segundo a ótica da Medicina Tradicional Chinesa. O rim é a nossa raiz, a bateria que armazena energia vital e coragem. Da energia do rim depende a nossa sexualidade. Deficiência do rim cursa com insegurança, que também gera impotência e frigidez, fechando um ciclo por vezes difícil de romper. A deficiência de energia do rim cursa com esfriamento dos pés, joelhos, genitais e regiões púbica e lombar. Trata-se de um quadro de frio, que deve ser tratado com alimentos e exercícios que tonifiquem a energia Yang (de fogo) ossos rins.
Alimentos indicados:
Camarão, carneiro (principalmente o rim), ovo de codorna, alho-poró, nozes, amendoins, castanha de caju, raiz da cebolinha, aipo, ginseng coreano, catuaba, marapuama, guaraná, cravo, canela, feijão azuki.
Uma leguminosa deve estar presente em uma refeição do dia. Feijões (principalmente o azuki), soja, lentilha e grão de bico serão importantes fontes energéticas e nutritivas.
Cereais integrais devem estar presentes durante o dia. Entre eles, arroz, farinha, aveia e milho.
Raízes estão indicadas, sobretudo à noite. Entre elas, aipim, inhame, cará, batata-doce, nabo, cenoura e bardana.
Estão indicados ainda frutas secas como damasco, figo, uva passa e tâmara. Além das nozes, outras frutas oleaginosas são indicadas. Entre elas, estão os amendoins, as castanhas e as amêndoas. Em relação às frutas frescas, as mais indicadas são as cerejas, lichí e pêssego. São frutas que não nos resfriam, não tiram o nosso calor.
Pela manhã está indicado um caldo de misso com salsa e cebolinha, inclusive, com a sua raiz. Misso vem a ser uma pasta da soja, a que se acrescenta geralmente cereais e sal marinho. Um caldo de misso é rapidamente preparado jogando-se um copo de água quente, não necessariamente fervente, num recipiente que contenha o cheiro verde cortadinho e uma colher de misso. Esta bebida é tonificante, indicada para o início do dia. Pela manhã estão também indicadas as nozes com um cereal integral.
Chás de ginseng, marapuama, catuaba, cravo e canela, que são conhecidos estimulantes da energia sexual, estão indicados, durante o dia, uma à duas xícaras, no máximo.
Frente às queixas de impotência e frigidez acompanhados de cansaço ou preguiça e resfriamento dos membros, estão indicados alimentos cozidos ou refogados ou aquecidos de outra forma, acrescidos de temperos picantes (algo ardido), que nos aquecem, como peixe cozido com camarão e temperos fortes, sem exagero, ou ainda arroz integral com salsa e nozes.
À noite, a refeição não deverá ser pesada. Muita comida dá preguiça, tira a disposição, desvia a circulação para a região digestiva.
A evitar são os alimentos que nos resfriam energeticamente; entre eles, as saladas cruas, bebidas frias e sorvetes. Bebidas alcoólicas, calmantes, cocaína e maconha ao mesmo tempo que agem aguçando a sensibilidade e desinibindo o indivíduo, são francos depressores da resposta aos estímulos sexuais, retardando o orgasmo e dificultando a ereção. O cigarro é vaso constritor e com isso, favorece a impotência.
Exercícios físicos que fortaleçam a musculatura da coxa devem ser feitos diariamente, como corridas, caminhadas ou agachamentos. Exercícios abdominais serão igualmente importantes para tonificar principalmente a musculatura do baixo-ventre, mais próxima a região genital. Abdominais podem ser feitos sem descolar a coluna lombar do chão ou da prancha, bastando levantar os membros e parte do tórax, lentamente, com as mãos apoiando a nuca, que se flete em direção aos pés. Esta é uma forma de nos protegermos das lombalgias por exercícios abdominais. Tonificar braços e região peitoral também é importante neste cuidado com o todo. Braços e peito por vezes se transformam em garras ou em travesseiro para agarrar ou dar proteção no ato de amor.
O texto com o qual mais me identifiquei em termos de conduta veio também da China, mas de outra corrente, que pregava justamente que à frente da impotência ou à frigidez o homem ou a mulher deveriam afastar-se dos estímulos mundanos de fraco apelo sexual, distanciando-se de livros, filmes e pensamentos pornográficos que vulgarizam e depreciam o ato em si, dando enfoque puramente carnal e libidinoso. Gestos simples como afastar os cabelos, pegar a mão, e dar um abraço gostoso são as mais eficazes formas de vencer dificuldades sexuais.
Frente à impotência ou à frigidez, o amor e o carinho talvez sejam os melhores medicamentos. Libidinagem por si só contribuiria ainda mais para o
Frente à impotência ou à frigidez, o amor e o carinho talvez sejam os melhores medicamentos. Libidinagem por si só contribuiria ainda mais para o desgaste do erotismo real. O resgate da sexualidade plena e eficaz deve ser via indireta, buscando conhecer melhor quem está ao seu lado. O namoro com certeza é o melhor estimulante.
Conselhos Úteis:
. Tomar sol mentalizando dois braseiros, um em cada rim (é a forma de direcionar o fluxo de energia para esta região). Outra opção, é sob o sol, mentalizar um braseiro abaixo do umbigo ou buscar absorver o calor pelas palmas das mãos. Se possível, tomar o sol da manhã em região genital (sem roupa);
. Praticar exercícios físicos diários que tonifiquem a musculatura da coxa, braços e abdômen;
. Acordar e dormir cedo;
. Não beber ou fumar;
. Namorar.