Colite
Alimentos indicados:
Aconselha-se o uso de alimentos pré-cozidos e cozidos, os alimentos devem ser bem cortados para facilitar a mastigação, e favorecer uma boa digestão. Fazer seis refeições diárias, sendo a última, antes de se deitar para dormir.
Cereais: arroz branco é preferido por ter sua digestão mais rápida e menos fermentativa que o arroz integral. Germe de trigo tonificante da energia Yang, e também rica em vitamina E.
Leguminosas: lentilha, grão de bico, ervilha, soja e feijões – sem casca para não produzir fermentação e, portanto gazes.
Raízes e tubérculos: aipim, inhame, cara, cenoura, beterraba, batata inglesa, ou baroa (preferencialmente no jantar)
Brotos: de feijão, trevo, alfafa e bambu – tonificante da Energia Vital Inata.
Proteínas animais: uso moderado – peixe, frango, coelho, rã, indica-se estas por serem digestão rápida e menos colesterol.
Frutas – maçã, banana maçã.
Temperos – muito moderadamente, evitar os temperos fortes.
Chás: indicados são: chá preto, maçã, goiabeira, eucalipto, os digestivos (banchá, erva-doce, hortelã, carqueja, erva-cidreira); para gases (orégano, erva-doce, erva-cidreira, camomila, hortelã); hepáticos (picão, boldo).
Tomar chá em quantidades moderadas é bastante saudável. Já o fato de tomar chá em excesso pode ser prejudicial a longo prazo. A melhor hora para tomar chá é depois das refeições e não se deve esmagar as folhas, pois isso, pode causar constipação.
Alimentos contra-indicados:
Pimentas, noz-moscada, curry, mostarda, cebola, alho, saladas cruas (verduras e legumes crus), leite, queijos, iogurte, mel, manteiga, açúcar, chocolate, café.
Muita moderação com frutas frias e úmidas: mamão, caqui, manga, abacate, laranja, tangerina.
Em caso de digestão lenta com formação de gases, não misture cereais, leguminosos e raízes com proteínas animais (carnes, aves e peixes). A proteína animal só deve ser combinada com verduras e legumes.
Os alimentos devem ser preparados sem gordura.