Mau Hálito

Mau hálito pode ser devido a instalação de bactérias oportunistas entre os dentes e a gengiva, a cáries ou a estagnação de alimentos no trato digestivo. O tratamento dietoterápico se faz com alimentos que auxiliam a digestão e removem as estagnações alimentares. Devem ser evitados todos os tipos de alimentos que aderem à parede das mucosas, como leite, manteiga, queijos, iogurtes, gorduras, cremes e açúcar. Evitar ainda café, chocolate, álcool e cigarro, por serem geradores de calor no estômago. 

Sugestão de dieta 

Desjejum: 

Após um gole de água morna para remover o muco, tomar um copo de suco de duas folhas de couve batidas com água no liqüidificador. Quinze minutos após iniciar a refeição da manhã, que poderá ter torradas ou biscoitos integrais (evitar pães frescos e bolos, por serem fermentativos), geléia de ameixa sem açúcar, chá de espinheira-santa, hortelã, jasmim ou camomila e frutas frescas, com exceção da laranja, que também é muito fermentativa e geradora de calor interno. 

Almoço e Jantar: 

Arroz integral; 

Uma raiz (aipim, inhame, cenoura, beterraba, batata); 

Verduras e legumes cozidos com salsa, cebolinha e hortelã; uma leguminosa (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico) ou uma proteína animal (peixe, coelho ou peito de frango). Vale a pena lembrar que leguminosa e proteína animal não deverão estar presentes na mesma refeição pesada, fermentativa, de difícil digestão. 

Nos intervalos entre as refeições podem ser consumidos chás (entre os indicados para a manhã), frutas frescas, torradas e biscoitos integrais. 

Conselhos Úteis: 

Mascar folhas de hortelã. Cravo e canela podem ser usados como bala, mas o seu abuso pode gerar calor no estômago e com o tempo vir a agravar a condição de mau hálito. 

Seguir um modelo de alimentação mais vegetariana. 

Aves e peixes poderão estar presentes, mas só em uma refeição. 

Fazer exercícios respiratórios pela manhã.