Vitamina D

Seres humanos conseguem obter vitamina D a partir da exposição à luz solar, da dieta e de suplementos vitamínicos. Ao incidir sobre a pele, a banda B da radiação ultravioleta converte um precursor em pré-vitamina D, que é rapidamente transformada em vitamina D. Como qualquer excesso da pré-vitamina é destruído pela luz, o excesso de sol não leva à hipervitaminose. 

As fontes alimentares são pobres. A maior concentração é no óleo de fígado de bacalhau: 1.360 unidades em cada colher de sopa. Em quantidades menores, a vitamina pode ser obtida pela ingestão de peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente. 

SOL:  

Não podemos esquecer que as radiações solares provocam manchas e apressam o envelhecimento cutâneo, além de constituir a principal causa do câncer de pele. 

Quanto Sol precisamos tomar? 

Depende da cor da pele: quanto mais escura, mais resistente a ele, e menos eficiente na produção de vitamina D. 

Exposição dos braços e pernas ao sol num período de cinco a trinta minutos, duas vezes por semana, sem barreiras como vidros ou protetor solar, produz níveis adequados de vitamina D.  

Melhor horário para tomar sol: 

Período até as 10h da manhã e após as 16:30h. 

Deve-se evitar a exposição prolongada ao Sol entre 12h e 15h.